A grande novidade para o modelo 2022 é o novo conjunto óptico com projetor de LED
Por Thiago Dantas
A Yamaha acaba de lançar a nova Fazer FZ25 ABS modelo 2022, após a grande reestilização no final de 2017, a nova Fazer recebe um conjunto óptico inspirado na linha MT da marca, com projetor de LED.
Novo conjunto óptico – Divulgação Yamaha
A motocicleta de 250 cm³ da Yamaha já vendeu mais de 390 mil unidades em 16 anos de mercado, sendo pioneira na adoção de um inédito sistema de injeção eletrônica de combustível para motos da sua categoria.
As qualidades que conquistaram a admiração dos motociclistas, como a ciclística e pilotagem confortável, até com um quê de esportividade, somada à confiabilidade mecânica do motor, não foram alterados na Fazer FZ 25.
O motor é o confiável monocilíndrico de 249,5c cm³ – Divulgação Yamaha
O motor continua o mesmo, o consagrado monocilíndrico de arrefecimento misto (ar e óleo) com 249,5 cm³ com duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote SOHC (Single Over Head Camshaft). Com potência de 21,3 cv abastecido com gasolina e 21,5 cv abastecido com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm, a Fazer 250 entrega 2,1 kgf.m a 6.500 rpm é o mesmo para ambos os combustíveis. Um detalhe interessante é a utilização do sistema de injeção com injetor de 10 furos, padrão semelhante às motocicletas de alta cilindradas. O tanque de combustível tem capacidade de 14 litros, sendo 3,2 litros de reserva.
O que mudou foram alguns adereços estéticos, tais como, a carenagem frontal que foi remodelada, os novos grafismos e as novas cores. Mas, o que chama atenção é o novo conjunto óptico que conta com DRL (Daytime Running Light) em LED. Conforme a Lei nº 13.290/2016, todos os veículos devem transitar em rodovias estaduais e federais com farol baixo ligado durante o dia e à noite. O SRL substitui o uso do farol baixo.
O farol é um projeto de LED de alta performance bifuncional, com luz baixa e luz alta, e conta com maior amplitude de luminosidade, pois os fachos de luz são mais homogêneos e abrangentes, iluminando melhor a via para o piloto. A lanterna traseira também é em LED, mas as setas usam lâmpadas convencionais.
Comparação farol antigo (Class B) e novo farol (Class D) da Yamaha Fazer 250 – Divulgação Yamaha
O painel é digital e conta com os novos indicadores de consumo instantâneo e médio. Além do velocímetro, hodômetro total e dois parciais, relógio, tacômetro e luzes indicadoras de setas, farol alto, marcha neutra, alerta de motor e do sistema Blueflex.
A adoção do novo chassi tipo diamante, com o motor fazendo parte da estrutura, possibilitou uma perda de 4kg na Fazer 250 e melhorou a resistência e rigidez do conjunto.
Painel Digital – Divulgação Yamaha
A suspensão dianteira possui garfo telescópico e tubos de 41 mm de diâmetro e curso de 130mm. Já na traseira, o amortecedor único tem sete posições de ajuste para a pré-carga da mola. As rodas de liga leve com 10 raios estão mais largas e são calçadas com pneus Pirelli Sport Demon na medida 100/80-17 na dianteira, e na traseira 140/70-17. Destaque para os freios que contam com sistema de ABS nas duas rodas, sendo composto por um disco de 282 mm e uma pinça de duplo pistão na frente, e um disco de 220 mm com pinça de duplo pistão na traseira.
A Fazer FZ25 ABS modelo 2022 estará disponível nas concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de agosto de 2021. Disponível em três opções de cores, o azul metálico (Racing Blue), vermelho metálico (Magna Red) e o preto fosco (Matt Black), todas as cores tem o mesmo preço sugerido de R$18.990,00 mais o frete (exceto o estado de São Paulo).
Fonte:
Equipe MOTO.com.br