O QUE É HARD ENDURO?

Se tem uma modalidade do motociclismo Off Road que cresce e ganha cada vez mais popularidade, certamente essa é o Hard Enduro.

 Por Gustavo Narciso

Enquanto na Europa a modalidade passa das duas décadas de história, aqui no Brasil, não chegamos a metade. Não que nunca tivemos provas com esse nome ou com alto grau de dificuldade técnica, mas sem dúvida, foi depois da criação de um campeonato nacional, o HEBS (Hard Enduro Brasil Series), que a coisa emplacou.

 

Tudo começou com o Enduro. Dizem que as provas estavam muito fáceis e perdendo a graça (certamente serei xingado por isso), daí nasceu a primeira prova de Hard Enduro, Gilles Lalay Classic. O próprio piloto, idealizador desta prova que levou o nome dele, pensava que o Enduro estava mais fácil que em sua época. Gilles Lalay, foi o primeiro francês a vencer uma classificação geral individual no International Six Days e em 1989 venceu, pela Honda, o Rally Dakar. Porém, foi também no Dakar que Lalay perdeu sua vida.

 
Piloto enfrentando as dificuldades da prova Gilles Lalay Classic

Antes de falecer, Gilles Lalay tinha idealizado realizar uma prova de enduro extremo, que se chamaria Dead Line. Em sua homenagem, neste mesmo ano que nos deixara (1992), sua esposa deu continuidade em seu projeto e realizou uma corrida com aproximadamente 200 pilotos que percorreram 200 km, entre neve, barro, lama, pedras e subidas extremas. Apenas 5 pilotos concluíram em tempo de prova.

 

Formato de prova

A principal característica do Hard Enduro é criar eventos em que os competidores enfrentam obstáculos quase intransponíveis. No entanto, o que mais difere o Hard Enduro dos demais esportes, são as diferenças entre as provas, não há um padrão obrigatório a ser seguido. Enquanto que umas são disputadas em apenas um dia, como o Red Bull Hare Scramble, onde os pilotos têm um limite de quatro horas para vencer 13 km de um paredão de uma mina de ferro, montanhas de pedras e um monte de mato. Outras, como o Red Bull Romaniacs, os competidores disputam um Hard Enduro Rally de cinco dias na floresta da Romênia.

Apesar de não haver um certo padrão, não significa que as regras também não existam. Cada evento criado segue algumas regras da modalidade. Na maioria das provas, os pilotos enfrentam um prólogo, que geralmente é realizado com a presença de público e em uma pista de superenduro, mas também pode ser feito na mata ou até usando obstáculos urbanos.

 
Prólogo do Barãomaniacs, prova realizada em Barão de Cocais, MG

Para o main event, os competidores percorrem circuitos de trilhas, com auxílio de gps navegador, onde em pontos de extrema dificuldade, podem receber ajuda de fiscais. Existem também os trechos de “No Help Zone”, onde o piloto que for ajudado poderá ser desqualificado. Desde 2020, no Red Bull Romaniacs, os pilotos não podem receber ajuda em nenhum ponto. Outra regra recorrente, é o tempo de corte. Caso o piloto não conclua dentro desse tempo, ele está eliminado.

 

E no Brasil?

 

Em 2016, o King “OFF” The Jungle inaugurou uma nova fase. O evento foi realizado na cidade de Poços de Caldas e desde então acontece todos os anos. No ano seguinte, deu-se início a uma série nacional, que desde então, acontece em diversas etapas até os dias de hoje.

 

Seguindo o mesmo DNA das provas gringas, cada etapa tem uma característica própria e nomes que chamam atenção como Night Track, primeiro Hard Enduro noturno; King “OFF” the Jungle, onde os pilotos terminam em uma pedreira abandonada; Hard in Help, que em uma de suas edições, foram dois dias de trilhas, lembrando o Romaniacs e Cuiabá Hard Enduro, que se tornou uma das provas mais difíceis em virtude do calor.


Cuiabá Hard Enduro, 2019

Categorias

 

Na maioria dos campeonatos existem quatro categorias: Gold, Silver, Bronze e Iron. Porém aqui no Brasil, o Hard Enduro Brasil Series, criou a categoria Nacional, que contempla pilotos que usam motos como CRF230, CRF250F, TTR230 ou motos de rua, adaptadas para o esporte.

 

A categoria Gold é destinada a pilotos de nível profissional. Para se ter uma ideia, um piloto de final de semana levaria até 6x mais o tempo para concluir este percurso.

 

O trajeto da Silver é geralmente muito parecido com o da Gold. Em muitos casos ele repete o mesmo caminho, porém com alguns desvios. É uma categoria indicada para pilotos com muita experiência ou em transição para a categoria principal.

 

Para aqueles que desejam uma prova difícil, como deve ser um Hard Enduro, porém ainda não tem tanta técnica ou tem tempo de treinar, a categoria Bronze

 

A categoria Iron foi criada depois e contempla pilotos com pouca experiência em competição e com menor nível técnico. Ainda assim é um hard enduro e pega muitos desavisados de surpresa.

 

O grau de dificuldade de todas as categorias varia de prova para prova. No off road, os terrenos sofrem constante interferência das motocicletas e condições climáticas, podendo ser fácil em um momento e extremamente difícil no outro, a ponto da organização cortar trechos de prova.

 

E aí, quer curtir mais esse esporte que enche a tela com belas imagens? Fique ligado, o Red Bull Romaniac acontece entre os dias 27 e 31 de julho e o MOTO.com.br trará tudo sobre a competição, através de uma cobertura exclusiva. Não perca nada sobre a maior e mais difícil competição de Hard Enduro do mundo.

 

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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