Em 2 meses, nova Africa Twin vendeu quase o mesmo que em 2020

Pré-venda da nova geração da aventureira da Honda surpreende marca, que teve que disponibilizar mais um lote

Em terra onde a BMW R 1250 GS domina o segmento das big trails, a Honda Africa Twin sempre teve um desempenho modesto na categoria. No entanto, parece que a chegada da nova geração da moto deve mudar isso. A marca está ofertando a linha 2022 da Africa Twin em pré-venda desde 17 de maio e a Honda diz que a novidade está fazendo sucesso.

Segundo a montadora, metade do lote inicial disponibilizado inicialmente pela rede Dream, dedicada às motos mais caras da Honda, foi reservada em apenas uma hora. Desde então, o primeiro lote de Africa Twin 2022 esgotou-se rapidamente, fazendo com que a marca precisasse disponibilizar um segundo lote.

Galeria: Honda CRF 1100L Africa Twin 2021

Os números da Honda apontam que já foram reservadas 400 unidades da Africa Twin de nova geração. Vale ressaltar que, ao longo de 2020, em meio à pandemia, a antiga geração da big trail acumulou apenas 460 unidades comercializadas. Entre 2018 e 2020, foram somente 1.530 emplacamentos. No mesmo período, a maior moto da linha GS da BMW registrou 9.942 unidades vendidas.

Além de a nova geração da Honda Africa Twin ter introduzido uma série de novas tecnologias à grande aventureira da marca, também estreou a opção pelo câmbio DCT, transmissão automatizada de dupla embreagem com 6 velocidades, também usada nos modelos X-ADV e Gold Wing por aqui. A novidade pode também ter ajudado no sucesso inicial, que a Honda classificou como “similar à receptividade da moto nos mercados internacionais”.

Honda CRF 1100L Africa Twin 2021
Honda CRF 1100L Africa Twin 2021
Honda CRF 1100L Africa Twin 2021

Africa Twin 2021: o que mudou?

As primeiras unidades da nova Honda Africa Twin começaram a chegar às lojas no final de junho nas versões Standard e Adventure Sports ES. Os preços variam entre R$ 70.490 e R$ 96.626. Os modelos com transmissão convencional são montadas no Brasil, enquanto as DCT chegam importadas do Japão.

A principal alteração da Africa Twin repaginada ficou por conta da motorização. O propulsor de 2 cilindros paralelos com arrefecimento a líquido teve sua capacidade aumentada de 998 cm³ para 1.084 cm³. O escapamento recebeu ainda um novo abafador com uma válvula de controle (ECV), que varia a saída de escape para controlar tanto a entrega de potência quanto as emissões. Dessa forma, a performance aumentou, saindo de 95 cv de potência e 10 kgfm de torque para 99,3 cv a 7.500 rpm e 10,5 kgfm a 6.000 rpm.

Outra novidade é o quadro de instrumentos com tela digital de TFT de 6,5″ para todas as versões. Ele permite o monitoramento dos modos de condução (Tour, Urban, Gravel, Off-Road e mais dois personalizáveis) e conectividade com dispositivos por meio de Android Auto e Apple CarPlay. Outro incremento de tecnologia da Africa Twin ficou por conta da introdução de um sensor inercial de seis eixos, que permite uma atuação mais refinada dos sistemas de ABS e controle de tração em curvas.

São de série ainda os faróis em LED e controle de cruzeiro. A configuração Adventure Sports ES acrescenta sistema de iluminação em curvas, para-brisa mais alto com regulagem, sistema de iluminação em curvas, manoplas com aquecimento, suporte de bagageiro traseiro de alumínio e um protetor de motor maior. No entanto, a principal diferença é a adição da suspensão com ajuste eletrônico.

Fonte: Motor1.com

IVM

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