VÍDEO: "CRIADA NA SUJEIRA", INDIAN LANÇA NOVA FTR 1200 CARBON

VÍDEO: "CRIADA NA SUJEIRA", INDIAN LANÇA NOVA FTR 1200 CARBON

Inspirada no modelo raiz e campeão no Flat Track americano, a "Carbon 1200" foi lançada neste início de maio pela internet

 Por Gian Calabrese

Das pistas de Flat Track para as ruas, a norte-americana Indian Motorcycle - também especializada nas provas de chão batido muito tradicionais nos EUA - lançou neste início de maio pela internet, a versão mais sofisticada da FTR (Flat Track Racing) 1200, com diversas peças em carbono, novos acessórios e agora mais leve.

Tecnicamente a Carbon se assemelha ao modelo FTR 1200S, que segundo Rico Christoph - Designer Sênior da marca "é inspirada na moderna FTR 750", campeã nesta modalidade desde seu lançamento em 2017. No entanto, vale lembrar que esse legado da Indian Motorcycle nas provas de Flat Track vem há muito tempo, desde o sucesso da "Wrecking Crew" em meados dos anos de 1950.

As novas partes da FTR 1200 Carbon em fibra de carbono se destacam no para-lama dianteiro, capa e tampa do tanque de combustível, entradas de ar, para-lama traseiro, e carenagem do farol. O peso total é de 235 kg totalmente abastecida.

O motor é o mesmo da FTR 1200S, um bicilíndrico em V de refrigeração líquida, DOHC e 1203 cc, porém com mais fôlego para gerar até 126,4 cv de potência máxima (ante 123 cv) e torque de 12,02 Kgf.m., o que a torna extremamente divertida, a embreagem é banhada a óleo e deslizante. A Indian também manteve o consagrado chassi de treliça, com braço oscilante e filtro de ar lateral, inspirações da FTR 750.

Em titânio com duas ponteiras em preto fosco, o novo escapamento é da marca eslovena Akrapovic. O amortecedor traseiro - lateral - com reservatório de alumínio e multiplas configurações é idêntico ao da verção S, na dianteira tubos de 43 mm invertidos e totalmente ajustáveis, sustentam freios Brembo, com poderosas pinças monobloco M4.32 e discos de 320 mm.

Outros destaques ficam por conta do conjunto óptico em led com um farol ultramoderno envolvido pela nova carenagem de fibra de carbono, e um painel colorido que se destaca pelo formato e tamanho, com sistema LCD Ride Command de multiplas configurações de 4,3 polegadas e com Bluetooth, que permite o emparelhamento ao smartphone. O modelo conta com pacote eletrônico interessante para auxiliar o piloto nas ruas e estradas, com controle de tração, modos de pilotagem, controle de velocidade e ABS, sensíveis aos ângulos de inclinação da motocicleta.

A nova versão já irá ganhar as concessionárias nos EUA e, em breve a Europa. O preço não foi divulgado, mas deverá ser acima aos 14 mil dólares sugeridos da versão FTR 1200S, vendida nos states. No Brasil, infelizmente a marca não conta com subsidiária desde meados de 2018.

Confira o vídeo de lançamento!


Fonte:
Equipe MOTO.com.br