RUMOR: HONDA TRABALHA EM NOVA SUPERESPORTIVA V4

RUMOR: HONDA TRABALHA EM NOVA SUPERESPORTIVA V4

Publicação japonesa diz que fabricante estaria desenvolvendo propulsor com mesma arquitetura utilizada nas motos da MotoGP

 Por Gabriel Carvalho 


Foto: Divulgação

Em 2015, a Honda apresentou ao mundo a RC213V-S (foto acima), que era basicamente uma versão para as ruas dos protótipos da fabricante na MotoGP, classe principal do Mundial de Motovelocidade. Assim como nas pistas, o modelo era equipado com um motor V4.

Entretanto, elementos esperados à época - como válvulas pneumáticas, presentes na moto de Marc Márquez, por exemplo - não apareceram no modelo, que na versão básica entregava 161 cv de potência. Com um kit de competição, a potência subia para 217 cv, coincidentemente a potência da nova geração da CBR 1000RR-R Fireblade, que utiliza um quatro cilindros em linha.

A publicação japonesa Young Machine, que costuma trazer algumas informações de bastidores das fabricantes japonesas, diz que um motor V4 pode ser o futuro para uma superesportiva da marca.


Foto: Divulgação

Segundo a Young Machine, a fabricante pode estar pensando no V4 para atender às normas de emissão de poluentes cada vez mais exigentes na Europa e também pode ter se inspirado na Ducati, que colocou a arquitetura do motor utilizado na Desmosedici GP nas motos de rua - Panigale V4 e Streetfighter V4 já chegaram ao mercado, com a Multistrada V4 devendo aparecer em breve.

Quanto tempo vai levar? Vai realmente acontecer? Tudo isso ainda é incerto, mas a fabricante vem registrando patentes relacionadas a um motor V4 há algum tempo. Registro de patentes não necessariamente indicam a produção de algo, porém tempo é dinheiro, já diriam por aí. E grandes empresas não se tornam grandes empresas desperdiçando dinheiro.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br